Viena dá início à primeira feira do mundo sobre o divórcio
da Efe, em Viena
Foi inaugurada no sábado (27), em Viena (Áustria), a primeira feira mundial sobre o divórcio, que sob o lema "Recomece sua vida!" pretende ajudar os casais que querem se separar a facilitar os trâmites do fim da união e evitar dolorosas e longas disputas judiciais.
Anton Barz, organizador do evento, que causou um grande impacto midiático na Áustria, assegura à agência Efe que 'o principal desta feira é fornecer informações'.
"Não queremos incentivar o divórcio, ao contrário. Só queremos ajudar. Por exemplo, oferecemos mediações para que os casais tentem salvar seus casamentos", diz este pai de família, casado há quatro anos com uma colombiana.
Vinte empresas e organizações instalaram seus balcões ao longo de 250 metros quadrados de um salão de conferências do Hotel Marriott de Viena.
Estão representadas empresas de detetives, escritórios de advocacia, mediadores e também um laboratório de análise de DNA para determinar a paternidade de filhos, um serviço que na Áustria custa 420 euros, segundo uma representante da empresa Confidence DNA.
Além disso, a Igreja Católica da Áustria e o escritório de ajuda social para mulheres da Prefeitura de Viena também oferecem seus serviços na feira.
Empresas como uma imobiliária e uma agência de turismo parecem ter somente intenções comerciais, da mesma forma que a empresa de estética Hairdreams.
Segundo Alf Hoffmann, representante dessa companhia, muitas mulheres "mudam sua aparência após uma separação".
Anton Barz garante que teve a idéia para este evento de dois dias de duração ao organizar feiras sobre casamentos.
"Fiquei muito impressionado em ver com que facilidade as pessoas se casam. Com um índice de divórcios de 66% em Viena, me estranha o fato de que o Estado não faça nada para preparar melhor os namorados", conta.
Herbert Dolezal, um vienense de 52 anos divorciado há seis anos, assegura à Efe ter ido à feira para se "informar sobre as obrigações quanto ao pagamento de pensão alimentícia".
Conta que seu principal problema é conseguir informação verdadeira e confiável sem ter de recorrer aos serviços de um escritório de advogados, que costumam ser muito caros.
Outro visitante, Eduard Mair, um funcionário público aposentado de 59 anos, conta que está em meio a um divórcio e que a feira foi "muito útil" para obter informações sobre seus direitos e obrigações no que será sua terceira separação.
"Não entendo como isto não passou pela cabeça de ninguém antes. Ajudou-me muito saber que existem os serviços de mediadores, para restabelecer o diálogo perdido com minha esposa", diz.
Para aqueles que já se divorciaram e que queiram comemorar o ocorrido em grande estilo junto a seus amigos e familiares, a empresa Vondru & Co. organiza festas de divórcio.
"As primeiras festas deste tipo estão sendo organizadas na França e na Alemanha, e nós queremos oferecer o mesmo aqui na Áustria", conta um representante da companhia.
Outro aspecto importante da feira são as conferências, oferecidas por advogados e mediadores, sobre diferentes temas jurídicos relacionados ao divórcio, como a falta de comunicação entre o casal e os efeitos sofridos pelos filhos em uma separação.
Em sua primeira manhã, o evento atraiu principalmente jornalistas de todo o mundo, mas também cerca de 250 visitantes.
"Isso é mais do que eu tinha imaginado para todo o primeiro dia", diz Barz.
E devido ao aparente sucesso, o organizador espera agora poder transferir a idéia para outras cidades da Áustria e do exterior.
"Recebi telefonemas de possíveis co-organizadores em Londres, Berlim, Munique, Califórnia e inclusive em Sydney", assegura o empresário, que poderá se transformar no pioneiro deste tipo de evento.
domingo, 28 de outubro de 2007
Viena dá início à primeira feira do mundo sobre o divórcio
Postado por Heleno do Trapiche ® às 08:36
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário