Genes ligados ao câncer variam entre pacientes, revela pesquisa
da France Presse, em Washington
As características genéticas de certos tumores, como o câncer de colo ou o câncer de mama, variam amplamente de um paciente a outro, o que requer tratamentos adaptados a cada indivíduo. A conclusão é de um estudo da Universidade Johns Hopkins, de Baltimore, nos Estados Unidos.
Após analisar mais de 18.000 genes, os pesquisadores vincularam 300 genes ao câncer colorretal e ao câncer de mama, mas apenas alguns são de "alta freqüência" ou incidem comumente em mutações genéticas.
A maioria das mutações genéticas observadas aparece, ao contrário, de maneira pouco freqüente e varia consideravelmente de um indivíduo para outro.
"Isto torna mais complicado o tratamento do câncer", estimou Victor Velculescu, professor de Oncologia no Kimmel Cancer Center, da Universidade Johns Hopkins.
"Significa que deveremos criar tratamentos sob medida para cada indivíduo, para chegar às características genéticas específicas de seu câncer. Isto sugere que, no futuro, haverá um tratamento de câncer personalizado", afirmou Velculescu, em artigo publicado na quinta-feira (11) na revista norte-americana "Science".
segunda-feira, 15 de outubro de 2007
Genes ligados ao câncer variam entre pacientes, revela pesquisa
Postado por
Heleno do Trapiche ®
às
05:48
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário