quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Acompanhe o desenvolvimento lúdico de seu filho* EM CASA


Acompanhe o desenvolvimento lúdico de seu filho*
Conheça as atividades indicadas para cada etapa
* as faixas etárias assinaladas correspondem a uma média; é preciso lembrar que cada criança tem seu próprio ritmo de desenvolvimento
Até 2 anosQuanto mais nova, mais a criança tende a brincar isoladamente, explorando o próprio corpo e os objetos -atividades que estimulem a parte sensório-motora são bem-vindas. À medida que cresce, a criança começa a sentar-se, a engatinhar, a andar e a desenvolver seu senso de equilíbrio e de percepção espacial, podendo acompanhar brinquedos que se deslocam. Dicas: brincadeiras que estimulem os sentidos e que envolvam noções de forma, tamanho e textura, objetos de puxar ou de empurrar e brinquedos que flutuem na água ou de encaixe são interessantes De 2 a 3 anosNessa fase, já é possível introduzir o jogo simbólico, com atividades relacionadas ao "faz-de-conta". Dicas: as crianças dessa faixa etária adoram brincar com bolas, dançar, cantar e pular. A criança também deve começar a arrumar seus brinquedos como parte da brincadeira De 3 a 4 anosA criança passa a ter uma percepção melhor dos seus limites e dos limites dos outros, além de apreender melhor ritmos e duração de tempo Dicas: ofereça brinquedos que favoreçam o desenvolvimento do movimento corporal e dêem à criança senso de direção, espaço, força e controle. Instrumentos musicais simples, jogos de montar e desmontar, além de instrumentos para desenhar e pintar são indicados De 4 a 5 anosAs brincadeiras que desenvolvem a imaginação e envolvem a imitação do mundo adulto são importantes nessa faixa etária Dicas: telefone de brinquedo, caixa registradora, apetrechos de cozinha, lousa, fazendinhas, meios de transporte, bonecas, jogos com bola e bicicleta são fonte de diversão nessa fase De 6 a 7 anosÉ por volta dessa época que a criança começa a desenvolver o raciocínio lógico, o que a habilita a participar de brincadeiras com regras mais elaboradas. Dicas: jogos em geral, tanto eletrônicos como de tabuleiro e de cartas, ajudam a lidar com regras, vitórias e derrotas
EM CASAArrumação dos brinquedos deve virar momento de aprendizado e parceria
Fim de brincadeira para as crianças e começo de trabalho para os pais. É assim que muitos adultos vêem a hora de arrumar os brinquedos que os filhos espalharam pelo chão.Mas, segundo Silvia Gasparian Colello, professora de psicologia da Faculdade de Educação da USP (Universidade de São Paulo), mudar essa percepção é o primeiro passo para que eles aprendam a se organizar. "É preciso construir esse conceito nas crianças e a hora da arrumação é uma ótima oportunidade", diz.Não deixe transparecer a idéia de que colocar ordem nas coisas é uma obrigação. Apostar no lado lúdico é uma boa alternativa. Para isso, organize os brinquedos e jogos em caixas com desenhos ilustrativos ou providencie um baú para que os pequenos sintam prazer em interagir com o local em que os objetos são guardados.A lógica dos adultos não deve imperar. Deixe que as crianças utilizem seus próprios critérios na hora de colocar cada coisa em seu lugar. A exceção fica por conta dos objetos mais caros ou que representem algum perigo -que não devem ser colocados à vista nem em lugares altos, para que elas não escalem nada na tentativa de alcançá-los.Quando a criança percebe que arrumar a bagunça deixa o espaço mais gostoso e que este é um momento de parceria com os pais -e de reconhecimento por parte deles-, pode partir dela mesma a iniciativa das próximas arrumações.

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