O Dia Internacional da Mulher é celebrado (sempre) no dia 8 de Março.
É um dia comemorativo para a celebração dos feitos econômicos, políticos e sociais alcançados pela mulher.
E por falar deste dia, lembro bem de uma “Darling” que nasceu no dia 20/10/____, no qual eu daria O OSCAR 2008 ... : Kátia Golosov Cure, ela além de ser “Macaense”, estudando e se formando no Colégio Estadual Luiz Reid como técnica em instalações elétricas, e na FAFIMA fez curso superior, Pedagogia, Matriarca dos três filhos : Alex Golosov Cure – Advogado, Eric e Victor Golosov Cure – ambos Medicina, e do excelente Médico e Marido Sr. Dr. Marcus Darlan Maciel Cure; No rol é colunista do Jornal O Debate, fazendo as crianças se encherem de Orgulho, como a Tia Katita (aos Domingos), e sob isso, deixando os jovens e adultos (as Quartas – Feiras) com VOZ geral e pública de renome e glória.
E não esquecendo, ela é Coordenadora do Programa Macaé Bairro Cidadão, projetos do Governo Municipal de Macaé-RJ _ Prefeitura x Câmara 2008 !
E se destacando, por gostar de curtir à Vida, com boas amizades, adorando viajar e dançar com sua Família; Sempre humana, carismática, sendo Ímpar com tudo e todos. E de acordo com sua amiga e Professora : Tânia Schueler, ela é conselheira, mulher, amiga, irmã, mãe, esposa, sincera, trabalhadora, dinâmica, e “antenada”, “Woman = Wife” insubstituível. E eu vou um pouco adiante : agradável à vista e ao espírito, bela, formosa, graciosa, delicada, airosa, Perfeita e primorosa, Kátia Golosov Cure é simplesmente uma modelo de mulher Brasileira, Carioca e Macaense !!!
O termo direitos da Mulher refere-se à liberdade inerente e reclamada pelas mulheres de todas as idades, direitos ignorados e/ou ilegalmente suprimidos por leis e/ou por costumes de uma Sociedade pró – pré _ historica em particular.
De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), são direitos das mulheres:
Direito à vida.
Direito à liberdade e à segurança pessoal.
Direito à igualdade e a estar livre de todas as formas de discriminação.
Direito à liberdade de pensamento.
Direito à informação e à educação.
Direito à privacidade.
Direito à saúde e à proteção desta.
Direito a construir relacionamento conjugal e a planejar sua família.
Direito à decidir ter ou não ter filhos e quando tê-los.
Direito aos benefícios do progresso científico.
Direito à liberdade de reunião e participação política
Direito a não ser submetida a torturas e maltrato.
A idéia da existência de um dia internacional da mulher foi inicialmente proposta na virada do século XX, durante o rápido processo de industrialização e expansão econômica que levou aos protestos sobre as condições de trabalho. As mulheres empregadas em fábricas de vestuário e indústria têxtil foram protagonistas de um desses protestos em 8 de Março de 1857 em Nova Iorque, em que protestavam sobre as más condições de trabalho e reduzidos salários.
Este fato levou à uma versão distorcida dos fatos, misturando este evento com o incêndio na fábrica da Triangle Shirtwaist, que também aconteceu em Nova Iorque, em 25 de março de 1911, onde morreram 146 trabalhadoras. Segundo esta versão, 129 trabalhadoras durante um protesto teriam sido trancadas e queimadas vivas. Este evento porém nunca aconteceu e o incêndio da Triangle Shirtwaist continua como o pior incêndio da história de Nova Iorque.
Muitos outros protestos se seguiram nos anos seguintes ao episódio de 8 de Março, destacando-se um outro em 1908, onde 15.000 mulheres marcharam sobre a cidade de Nova Iorque exigindo a redução de horário, melhores salários, e o direito ao voto. Assim, o primeiro Dia Internacional da Mulher observou-se a 28 de Fevereiro de 1909 nos Estados Unidos da América após uma declaração do Partido Socialista da América. Em 1910, a primeira conferência internacional sobre a mulher ocorreu em Copenhague, dirigida pela Internacional Socialista, e o Dia Internacional da Mulher foi estabelecido. No ano seguinte, esse dia foi celebrado por mais de um milhão de pessoas na Áustria, Dinamarca, Alemanha e Suíça, no dia 19 de Março. No entanto, logo depois, um incêndio na fábrica da Triangle Shirtwaist mataria 140 costureiras; o número elevado de mortes foi atribuído às más condições de segurança do edifício. Além disto, ocorreram também manifestações pela Paz em toda a Europa nas vésperas da Primeira Guerra Mundial.
Na Rússia, as comemorações do Dia Internacional da Mulher serviram de estopim para a Revolução russa de 1917. Depois da Revolução de Outubro, a feminista bolchevique Alexandra Kollontai persuadiu Lenin para torná-lo num dia oficial que, durante o período soviético permaneceu numa celebração da "heróica mulher trabalhadora". No entanto, o feriado rapidamente perderia a sua vertente política e tornar-se-ia numa ocasião em que os homens manifestavam a sua simpatia ou amor pelas mulheres da sua vida — um tanto semelhante a uma mistura dos feriados ocidentais Dia das Mães e Dia dos Namorados. O dia permanece como feriado oficial na Rússia (bem como na Bielorrússia, Macedônia, Moldávia e Ucrânia), e verifica-se pelas ofertas de prendas e flores dos homens às mulheres (quaisquer mulheres). Quando a Tchecoslováquia integrou o Bloco Soviético, esta celebração foi apoiada oficialmente e gradualmente transformada em paródia — ver MDŽ.
No Ocidente, o Dia Internacional da Mulher foi comemorado durante as décadas de 1910 e 1920, mas esmoreceu. Foi revitalizado pelo feminismo na década de 1960. Em 1975, designado como o Ano Internacional da Mulher, a Organização das Nações Unidas começou a patrocinar o Dia Internacional da Mulher.
WWW.MACAENEWS.COM.BR . “COLUNISTAS & SEUS ARTIGOS”
VISITE SEMPRE NOSSA PÁGINA NA INTERNET : INDIQUE-A PARA OS SEUS COLEGAS, AMIGOS E VIZINHOS
O OTIMISTA PODE ATÉ ERRAR;
MAS O PESSIMISTA JÁ COMEÇA ERRANDO.
COSTUMO VOLTAR ATRÁS, SIM. NÃO TENHO COMPROMISSO COM O ERRO !
HELENO DO TRAPICHE ∴ ® 2008 .
PMDB © É e família somos RIVERTON MUSSI RAMOS – 2008 .
MACAÉ-RJ ™
DEUS E JESUS CRISTO É A SOLUÇÃO PARA TUDO E TODOS !!!
JÁ PERCEBEU OS ARTIGOS QUE HÁ, ABAIXO RELACIONADOS, EM PROL DE VOCÊ & SUA FAMÍLIA ?!.
EM ESPECIAL : “Entire” & ... ⬍
quinta-feira, 6 de março de 2008
O Dia Internacional da Mulher é celebrado (sempre) no dia 8 de Março.
Postado por Heleno do Trapiche ® às 12:31 0 comentários
Assinar:
Postagens (Atom)